PREFEITURA ALEGA QUE TODAS AS REGIÕES TEM ECOPONTO PARA POPULAÇÃO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS. SÃO 20 POSTOS DE DESCARTE POR TODA CIDADE

Equipe Atitudenew

Em Hortolândia, moradores do Jardim do Lago, região do Nova América, estão indignados mencionando situação de abandono do bairro. A falta de manutenção, evidenciada pelo cenário de calçadas tomadas por entulhos, mato alto e resíduos ajuda inclusive no aumento de casos de Dengue que tem crescido na cidade.

A população diz que a responsabilidade de o bairro estar em degradação é da Prefeitura. Pelas ruas da cidade é notório que calçadas e terrenos vazios estão virando um lixão a céu aberto, com inúmeros pontos da cidade cheio de lixos. Às margens do córrego entre os bairros Recanto do Sol e Jardim Sâo Jorge por exemplo, são inúmeros pontos cheios de lixo descartado pela população.

De acordo a Prefeitura, são disponibilizados 20 pontos de descarte correto de materiais, abrangindo toda a Cidade de Hortolândia. Esse descarte irregular feito pela população, é um dos maiores vilões para causa de enchentes e alagamentos em alguns setores da Cidade, principalmente em temporada de chuvas de verão.

Esta situação é vista em quase todas as cidades da região. Além de sujar a cidade, isso acarreta em Crime Ambiental, mas o mais alarmante, é a contribuição para surgimento de escorpiões, aranhas, além de mosquitos da dengue, doença que vem crescendo muito na região.

Um diferencial de Hortolândia em comparação à outras cidades da região é que a prefeitura disponibiliza os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e os LEVs (Locais de Entrega Voluntária). Ao todo, são 20 espaços públicos com caçambas, portaria, para descarte de todo tipo de material: madeira, isopor, plásticos, móveis velhos, colchôes, restos de obras…

PEVs

Os PEVs, seis deles, abrem diariamente, de domingo a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Outros dois espaços, localizados no Jardim Orestes Ôngaro e Jardim Santiago, estão dentro de órgãos públicos (respectivamente o Aterro de Inertes e a Administração Regional), e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Nos PEVs é proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

ENDEREÇO DOS PEVs

• PEV 1 – Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

• PEV 5 – Vila Real

Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda

Rua Augusto dos Anjos, s/n

• PEV 7 – Pq. Orestes Ôngaro

Rua  Rio Pardo (antiga Rua 13), 50

PEV 8 – Jd. Santiago

Rua João Joaquim Calixto, 230

ENDEREÇO DOS LEVs

1. LEV Pq. Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, na Rua Pastor Germano Ritter, próximo à Sabesp, no Parque Ortolândia

2. LEV Jd. Firenze – Rua Treviso, em frente à Rua Napoli

3. LEV Amanda – Rua Osvaldo de Andrade, esquina com a Rua Francisco Glicério, em frente ao Colégio Alternativo

4. LEV Centro – Parque Socioambiental Chico Mendes, Av. Olívio Franceschini, s/n, Remanso Campineiro

5. LEV bairro Mirante – Rua Pedro Pereira dos Santos, esquina da E.E. Jd. Santa Clara do Lago

6. LEV Lago da Fé – Avenida Wesley Dias Rodrigues, no Jd. Nova Alvorada

7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

8. LEV Jd. Santa Esmeralda – Rua Turmalina, em frente a Emeief Jd. Santa Esmeralda

9. LEV Jd. Nossa Senhora de Fátima – Rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”

10. LEV Jd. Rosolen – Rua Marcelina Ramos Meira (Próximo ao Santander)

11. LEV Jd. jardim Nossa Senhora de Fátima/Rosolen – Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo)

12. LEV São Sebastião – Rua Pastor Ernesto Roth, 705, Loteamento Adventista Campineiro divisa com Residencial São Sebastião

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *