PALESTRAS, EXPOSIÇÕES, EXIBIÇÃO DE FILMES, DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO DANDARA E ZUMBI DOS PALMARES, E MAIS ATRAÇÕES CULTURAIS.

Equipe Atitudenew Suamré

A Câmara Municipal de Sumaré abre, nesta quarta-feira (22), a Semana da Consciência Negra com uma série de eventos que buscam trazer reflexão e celebrar a cultura afro-brasileira. A programação conta com apoio da Associação Pró-Memória de Sumaré e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Nesta quarta, dia 22, às 14h30, o presidente do conselho consultivo da Associação Pró-Memória de Sumaré, Antônio de Toledo, faz palestra sobre Antônio Rebouças Filho, um dos primeiros engenheiros negros do Brasil. O evento acontece no plenário da Câmara e será transmitido em tempo real pelo canal do Legislativo no YouTube (youtube.com/camarasumare).

No mesmo dia, será inaugurada uma exposição sobre personalidades negras que ajudaram a construir a história de Sumaré. A mostra de fotos faz parte do acervo do Pró-Memória e pode ser visitada até o final do mês, nos corredores do prédio da Câmara (Travessa 1º Centenário, 32, Centro), das 8h às 17h.

Na quinta-feira, dia 23, a programação fica por conta do Cine Câmara, com a exibição do filme “Medida provisória”, dirigido por Lázaro Ramos. A história se passa em um futuro distópico, quando o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem ao continente africano, como forma de reparar os tempos de escravidão.

O longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011. O elenco conta com Seu Jorge, Taís Araújo, Emicida, Alfred Enoch, Hilton Cobra, Adriana Esteves e Renata Sorrah, entre outros artistas.

A programação da Semana da Consciência Negra será encerrada em grande estilo, na sexta-feira, dia 24, com a Sessão Solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares. Neste ano, seis personalidades serão agraciadas com a honraria, concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços à população negra e afrodescendente no município: José Lázaro Bulcão Rosendo (indicado pelo vereador Allan Leal), Marcos da Conceição (vereador Gilson Caverna), Washington Duarte (presidente Hélio Silva), Maria Aparecida Renovato de Oliveira (vereador Ulisses Gomes), Daiana Conceição Teixeira (vereador Willian Souza) e Diego Henrique Rodrigues dos Santos (vereador Willian Souza).

O diploma Zumbi dos Palmares foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 252, de 2 de junho de 2004, de autoria do ex-vereador Alan Cardeque Simões de Almeida. Em 2021, houve a inclusão do nome Dandara à honraria, após proposta do vereador Willian Souza (PT), por meio do Decreto Legislativo nº 515, de 27 de outubro de 2021. A sessão começa às 19h, no plenário da Câmara. Mas já a partir das 16h, haverá apresentações culturais, exposições e food trucks.

Fonte: Câmara Municipal de Sumaré

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *