EXPECTATIVA VAI NA CONTRAMÃO DA ECONOMIA NACIONAL QUE APRESENTA CRISE EXTREMA
Equipe Atitudenew Suamré

A ACIAS (Associação Comercial e Industrial de Sumaré), tem anunciado expectativa positiva para o comércio sumareense nesse final de 2023. Segundo o diretor, Juarez Pereira da Silva, as vendas devem ser 2,7% maiores que a mesmo período de 2022.
“Nós estamos cada vez mais distantes da pandemia e as coisas estão tendo uma maior fluidez em condições normais. Outro fator é que o governo iniciou um movimento de queda de juros, e isso também contribui para o pessoal vir para o comércio. A recuperação de créditos também foi um movimento positivo”, explicou Juarez.
O envolvimento com as festividades de fim de ano já se mostra aparente no centro da cidade, as lojas e comércios já começaram a enfeitar suas vitrines e trazer novos produtos que chamam a atenção da clientela.
Lojas de variedades está entre os seguimentos que mais se beneficiam desse momento porque conseguem oferecer um grande número de opções. Os vestuários também é muito procurado, e ter o estoque cheio e a loja bonita é imprescindível.
CONTRAMÃO DA ECONOMIA NACIONAL
Mas toda essa expectativa, que é vista em todo estado de São Paulo, vai na contramão do que realmente se apresenta a economia nacional. Inúmeras empresas estão reduzindo o quadro de funcionários, demitindo. Muitas empresas fechando. Pela primeira vez na história, vimos neste ano, GREVE DE PREFEITOS.
A explicação para essa contramão é que o estado de São Paulo é o que menos vem sentindo esse recesso econômico. São Paulo é o estado com a melhor economia do País e a administração do Governador Tarcísio de Freitas vem destacando o stado em comparações aos demais estados do Brasil.
Esses são alguns dos motivos que podem explicar porque o estado de São Paulo está sofrendo menos que os demais estados com a crise econômica nacional:
- O estado de São Paulo é o maior produtor e exportador de café do país, uma cultura que se desenvolveu desde o século XIX e que impulsionou o crescimento econômico e populacional da região1. O café é um produto que tem grande demanda no mercado internacional e que gera divisas para o BrasiL.
- O estado de São Paulo também se destacou na industrialização do país, especialmente na metrópole de São Paulo, que se tornou o principal centro industrial do Brasil2. A indústria paulista é diversificada e competitiva, abrangendo setores como automobilístico, metalúrgico, químico, têxtil, alimentício, entre outros. A indústria gera empregos, renda e inovação tecnológica para o estado.
- O estado de São Paulo tem uma rede de infraestrutura e serviços que facilita o escoamento da produção e o acesso a mercados consumidores. O estado conta com portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias, telecomunicações, energia, saneamento, educação, saúde, cultura, lazer, entre outros. Esses fatores contribuem para a qualidade de vida e a competitividade do estado.
- O estado de São Paulo tem uma população de cerca de 46 milhões de habitantes, o que representa mais de 20% da população brasileira3. Essa população é formada por pessoas de diversas origens, culturas e etnias, que contribuem para a diversidade e a riqueza cultural do estado. O estado também recebeu muitos imigrantes e migrantes ao longo da sua história, que vieram em busca de oportunidades e que ajudaram a construir o estado.
- O estado de São Paulo tem um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 2,3 trilhões de reais, o que representa mais de 30% do PIB brasileiro3. O estado é responsável por uma grande parte da arrecadação de impostos e contribuições do país, que são usados para financiar políticas públicas e investimentos em diversas áreas. O estado também tem uma economia diversificada, que não depende de um único setor ou produto.
Porém, isso não significa que o estado não enfrente problemas e desafios, como a desigualdade social, a pobreza, a violência, a poluição, o trânsito, entre outros. O estado de São Paulo ainda tem muito a melhorar e a desenvolver para garantir o bem-estar e a prosperidade de todos os seus habitantes.
