COMPETIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO TERÁ VENCEDORES ANUNCIADOS 16 DE OUTUBRO

Equipe Atitudenew

Hortolândia concorre pela primeira vez ao Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e Desnutrição, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Consea-SP (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável). O concurso premiará iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

O prêmio é realizado anualmente, em duas categorias: melhor pesquisa científica e melhor programa ou projeto de política pública. Podem se inscrever universidades públicas e privadas, instituições de pesquisa e órgãos municipais e estaduais paulistas.

A Administração Municipal de Hortolândia participa da edição 2023, por meio das ações realizadas pelo Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que promove, entre outras atividades, cursos e oficinas de educação alimentar e nutricional e geração de renda para a população local.

“O prêmio Josué de Castro é um incentivo para as práticas de segurança alimentar nas suas mais diversas áreas, tanto com a pesquisa científica quanto com as ações práticas, que têm como foco a redução da insegurança alimentar. A nossa experiência demonstrada foi através dos cursos e oficinas de educação alimentar e geração de renda, onde, de alguma forma, tentamos transformar a vida das pessoas através das atividades na Cozinha Escola, no Banco de Alimentos e nas Organizações da Sociedade Civil credenciadas no Programa Banco de Alimentos”, destaca a diretora do departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.

Dados da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia mostram que, somente em 2022, foram realizadas 51 atividades pelo Departamento de Segurança Alimentar, sendo 38 relacionadas à Educação Alimentar e Nutricional e 13 oficinas culinárias com foco na geração de renda. Ao todo, foram beneficiadas 1.504 pessoas, que participaram das ações desenvolvidas ao longo deste período.

PREMIAÇÃO  

Após passarem por um processo de avaliação, a ser realizado por especialistas, os projetos vencedores serão anunciados oficialmente no dia 16 de outubro, em celebração ao Dia Mundial da Alimentação. O primeiro colocado conquistará a “Salva de Prata”, já o segundo e o terceiro colocados serão agraciados com “Menção Honrosa”. Entre as cidades participantes estão Campinas, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Taubaté, Atibaia, Diadema, Ribeirão Preto e Santo André, dentre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *