SUMARÉ SUPERA 200 MIL ELEITORES E PODERÁ TER 2° TURNO NAS ELEIÇÕES DE 2024 – RAIO-X DOS PRÉ-CANDIDATOS

CHANCE REAL DE 2° TURNO NA DISPUTA MAJORITÁRIA BARRA NAS OPÇÕES RUINS DA CIDADE

Equipe Atitudenew – SP

Sumaré ultrapassou a marca dos 200 mil eleitores nesta quinta-feira (13) e pode ter um primeiro e histórico segundo turno nas eleições municipais para a Prefeitura em 2024. A informação foi obtida pelo Tribuna Liberal junto ao Cartório Eleitoral da cidade, uma vez que os números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) referentes ao eleitorado de julho só serão divulgados pela Corte em agosto.

Segundo o Cartório Eleitoral da Zona 362, Sumaré estava nesta quinta-feira, com 200.016 eleitores. O número deve “flutuar” com a chegada de mais eleitores e com a transferência e cancelamentos de títulos até maio do ano que vem, período limite para regularização do documento que permite a prática do voto.

A realização de um segundo turno nas eleições municipais ocorre apenas em pleitos regidos pelo sistema majoritário, em cargos como presidente da República, governador de estado ou prefeito. No caso específico das eleições municipais, o segundo turno para prefeito só é possível em cidades com mais de 200 mil eleitores. 

Para que um candidato seja eleito, é necessário obter a maioria absoluta dos votos válidos em uma única votação (primeiro turno) ou, se necessário, no segundo turno. Não são computados votos em branco e nulos nesse cálculo.

Caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, um segundo turno é realizado entre os dois candidatos mais votados da primeira etapa. O candidato que receber a maioria dos votos válidos no segundo turno é considerado eleito.

RAIO-X DOS PRÉ-CANDIDATOS – Análise de Fernando Crecencio

A população de Sumaré tem até o momento 10 pré-candidatos a prefeito:

Vice-prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos), é um dos nomes que tem acordo com o Deputado Dalben. Provavelmente virá com apoio do Governador Tarcísio devido o partido e pela lógica, seria o candidato do prefeito Luiz Dalben. Sempre lembrado pelo RADAR FALSO que quebrou e também por entregar corotes de pinga a pessoas em estado de rua.

33,3% de chance de ser o nome escolhido por Dalben. 50 % de chances de disputar mesmo sem ser a escolha, devido o apoio do Governo do Estado.

Vereador Silvio Coltro (PL), provável indicação do grupo que administra a cidade, para tirar votos de concorrentes. Pouco conhecido no município, sem preparação técnica e sem popularidade para a disputa. 99,9% de chances de vir como vereador mesmo.

Vereador Willian Souza (PT), líder de governo e líder de invasões na cidade, sempre foi um grande opositor ao governo, mas após acordos com a prefeitura passou a defender veementemente a família Dalben. Com acordo inclusive de não disputar cargos de deputado na eleição passada para ser o próximo candidato a prefeito. Um desacordo por parte do Deputado pode por em risco a liminar que mantém o seu mandato na ALESP ???

33,3% de chances de ser o nome escolhido por Dalben. 50% de chances de disputar mesmo sem ser a escolha, devido o apoio do Governo Federal. Esta confiante em buscar os votos que o Lula teve na cidade.

Secretário de Saúde, Rafael Virginelli, atualmente sua secretaria e serviços foram denunciados na Policia Federal, no Ministério Público e também nos 21 gabinetes dos vereadores, que até o momento estão sem se manifestaram. Seu nome é cogitado a substituir o Welington da Farmácia se este não puder concorrer, mas o Secretário de Saúde pode ser exonerado a qualquer momento devido aos fortes indícios de irregularidade na secretaria, e já ficaria difícil de conquistar a confiança da população. Sua popularidade está mais no sentido negativo devido á má atuação como secretário, de acordo com avaliação do povo.

90% de chances de não disputar a eleição pra prefeito e nem para vereador no município.

Ex-vereador Décio Marmirolli (PSD), foi vereador em Sumaré por 24 anos e não teve projetos relevantes aprovados e/ou sequer apresentados. Foi omisso, ou conivente, às administrações da família Dalbén enquanto estava na Câmara e agora se apresenta como oposição. Sua popularidade vem diminuindo e seus apoiadores políticos se afastando. Suas articulações tem se firmado com pessoas que se afastaram do grupo Dalben por não terem recebido do Deputado o prometido.

50% de chances de disputa, baseado que esta acreditando que mantém os votos de 2020. Mas sua queda foi apresentada em 2022 quando teve uma queda de 65% dos votos comparado a 2020. Está desacreditado entre a população

Ex-vereador, Welington da Farmácia (PSC), ex-secretário de governo que é réu no ministério público por exigir propina na liberação de empreendimentos. Em operação do GAECO em 2022, quem não se lembra das lancheiras com dinheiro escondido? A grande dúvida entre a população sobre esse assunto, é que se não devia nada, porque esconder o dinheiro? E o que mais deixa as mães de Sumaré indignada: Por que envolveu as crianças? Este ato esta sendo muito reprovado pela população.

33,3% de chances de ser o nome escolhido por Dalben. Tem 50% de chance de ser impedido judicialmente. Já articula a possibilidade de indicar um outro nome de sua confiança.

Guilherme Dall’Orto, sem qualquer condições técnicas, mais um provável candidato pra tirar votos, e com DÍVIDAS ainda da campanha de 2020. Se não tem condições de administrar uma campanha, como administrar uma cidade? Guilherme ainda tem dívidas de materiais gráficos das eleições de 2020 de R$ 14 mil sem calcular as correções e juros. Na eleição passada, fez acordo de parcelamento para não ter a dívida publicada, mas como sempre, não cumpre acordos. Essa característica de NÃO cumprir os acordos, inclusive, tem dificultado o pré-candidato de formar uma base politica de apoio. Inclusive, já há rumores de que o mesmo viria como candidato a vereador. 50% de chances de ser candidato devido a eleição de 2020.

Advogado e ex-secretário de Segurança, Roberto Guimarães, teve pouco mais de 3 mil votos na eleição passada, terá mais chance e poderia ajudar mais o município como vereador. Dentre todas as opções, um dos nomes mais preparados tecnicamente, mas atualmente de pouca visibilidade na cidade. Muito provavelmete, está lançando seu nome para manter a popularidade, se manter em evidência. 50% de chances de disputar, devido a eleição de 2020.

Vereador Sirineu Araújo (PL), sem preparo técnico, apresenta muita determinação, mas também terá mais chances buscando a reeleição de vereador. Com uma carreira de sucesso no ramo de padarias, de acordo a visão da população, hora se apresenta como opositor, hora como aliado ao governo. Ainda sem uma linha política assumida, tem feito alguns vídeos de críticas, mas como não tem feito oficialmente requerimentos na câmara e/ou denúncias ao ministério público, deixa eleitores em dúvida sobre estar em condições de ser prefeito, principalmente, em dúvida sobre ser ou não oposição. 50% de chances de disputar devido sua determinação e as alianças políticas que vem fechando.

Vereador Valdir de Oliveira (Republicanos), mesmo partido do vice-prefeito, mais uma provável indicação do grupo que administra a cidade, para tirar votos de concorrentes. Pouco conhecido no município, sem preparação técnica e sem popularidade para a disputa. 99,9% de chances de vir como vereador mesmo.

O se houve de quase todos os pré-candidatos: “meu nome esta à disposição do grupo”

Na verdade, os nomes estão a disposição da escolha do Deputado Dirceu Dalben.

O que se vê nas opções acima, é que Sumaré não terá verdadeiramente uma OPOSIÇÃO para disputar a Prefeitura em 2024, pois quaisquer das opções acima, tem fortes ligações políticas com o Deputado Dirceu Dalben. A maioria publicamente, os demais, nos bastidores políticos. Alguns nomes inclusive, estão se lançando como pré-candidatos para valorizar o nome e quando chegar o período eleitoral, fazerem as famosas negociações de cargos e secretarias, talvez até abrir mão de vir candidato a prefeito e disputar o legislativo com cadeiras garantidas no executivo que for eleito… ou, forçar o segundo turno para negociar o apoio de seu respectivo grupo politico e de eleitores…

A análise é que a disputa pode se intensificar caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, o que torna necessário um confronto entre os dois candidatos mais votados no segundo turno, e os demais vendendo sua base eleitoral…

Você, eleitor, pode dar as cartas e direcionar essas eleições, analisando corretamente as opções e dentro do que apresentamos acima, escolher a menos pior.

Mais histórico do que a cidade poder ter o segundo turno, será os eleitores escolher em primeiro turno, e eliminar essas negociações dentro dos bastidores políticos.

Ainda pode surgir algum nome verdadeiramente novo. Enquanto isso, vamos analisando o que se tem, porque de qualquer forma, alguém será eleito e se a população não participar, vencerá aquele que formar maior base politica de apoio. Nesse quesito, Welington da Farmácia sai na frente, seguido de Willian Souza e Henrique do Paraíso, respectivamente. Ambos são as opções do Deputado, o que não mudaria em nada a política da cidade e continuaremos com os mesmos problemas crônicos de 30 anos.

Uma certeza sobre as eleições de 2024 é poderemos ter uma ou três opções ligadas diretamente ao Deputado Dalben, mas até o momento, nenhuma oposição de verdade foi apresentada.

One thought on “SUMARÉ SUPERA 200 MIL ELEITORES E PODERÁ TER 2° TURNO NAS ELEIÇÕES DE 2024 – RAIO-X DOS PRÉ-CANDIDATOS

  1. Nenhum dos possíveis candidatos tem preparo técnico…mas temos que focar no menos pior… só ressaltando que o apoio do governo estadual que vem se destacando no atual cenário político pode fazer a diferença…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *