DATA CENTER DA MICROSOFT SERÁ INSTALADO NA CIDADE DE SUMARÉ

PROJETO NA CIDADE JÁ RECEBEU AVAL DA CETESB

Equipe Atitudenew – Sumaré-SP

A gigante do setor de tecnologia Microsoft deve anunciar nos próximos meses a instalação de um Data Center (Centro de Processamento de Dados) em Sumaré. O projeto é mantido em sigilo pela empresa e pelo governo municipal, mas já recebeu aval da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Essas centrais funcionam como uma “base física” onde são armazenados aplicativos e dados essenciais de vários tipos de empresas.

A demanda por esse tipo serviço cresceu com o uso cada vez mais comum da chamada “computação em nuvem”, que permite o acesso aos mesmos softwares e informações por dispositivos diferentes, sem a necessidade de uma conexão física, por cabo.

No Brasil, o serviço de computação em nuvem oferecido pela Microsoft é o Azure, considerado um dos mais populares do mercado por conta da integração com o pacote Office.

Na Prefeitura de Sumaré, a expectativa é de que a instalação do Data Center deve ter “um grande impacto” na arrecadação do município.

O anúncio oficial deve acontecer após aprovação de incentivos fiscais para a implantação do Centro de Processamento.

Mesmo sendo um empreendimento não-poluente e, portanto, não-licenciável pela companhia – a multinacional solicitou um parecer do órgão estadual por conta dos geradores de energia que darão sustentação para o funcionamento da estrutura.

O Data Center vai ocupar uma área às margens da Estrada Municipal Venâncio Calegari, na altura do Parque Santo Antonio, na região de Nova Veneza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *