PRINCIPAL PAUTA DA REUNIÃO É A SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Vereadores da Região Metropolitana de Campinas se reuniram nesta sexta-feira (05) na Camara Municipal de Sumaré para realizar a 4° Reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas.

Pauta principal da reunião, houve muita discussão sobre medidas de segurança nas escolas a serem implantadas em conjunto nos municípios da RMC.

Instalação de câmeras de monitoramento, detector de metais, “botão do Pânico” através de aplicativo, treinamento e orientação de professores… entre tantas outras citações.

O que não se discutiu ou colocou em pauta é a presença continua de Guardas nas escolas, seja guarda municipal e/ou privada. Exatamente o que a sociedade tem cobrado do Poder Público.

O que os episódios de violência e ataques nas escolas tem nos mostrado é que a invasão não ocorre na entrada dos alunos ( detector de metal ajuda, é válido, mas não impede a invasão). Normalmente ocorre a invasão em meio ao período de aula e a medida mais eficiente vista pelos pais é a presença continua de um guarda municipal ou segurança privada. No

A reunião teve a palestra da Professora Telma Vinha da Unicamp, falando de ataques de violência em escolas do Brasil, visando a psicologia da educação e abordando as diferenças de violência que ocorrem.

Os impactos negativos, e a diferença entre os ataques que são efetuados hora por alunos que fazem parte do dia a dia da escola, hora por pessoa neutra que não convive na escola…

A professora apresentou um mapeamento dos ataques, com números, fatos, identificando a evolução dos casos na linha do tempo.

Nossa equipe esteve presente fazendo a cobertura inclusive para matérias do novo programa da Rede QDM que será lançado chamado ‘QDM no Parlamento’, que trará cobertura de eventos nas câmaras municipais da região, debates de projetos de leis a serem votados, aprovados, entrevistas com vereadores…

Acompanhe a programação da Rede QDM e se surpreenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *