VIAGENS INTERMUNICIPAIS DA RMC SÃO 40% EM TRANSPORTE COLETIVO

ESTUDO DA UNICAMP APRESENTA DADOS QUE DESTACAM HORTOLÂNDIA E SUMARÉ COMO MAIORES USUÁRIAS DE TRANSPORTE PÚBLICO INTERMUNICIPAL

Fernando Crecencio – Sumaré

Um Estudo feito pela Unicamp mostra que, por dia, são realizadas na região de Campinas, cerca de 4,7 milhões viagens, sendo 107 mil delas intermunicipais. Do total, 60% são feitas por carros e motos e 39,9% por meio de transporte coletivo. Apenas 0,1% são a pé e de bicicleta.

Moradores de Sumaré e Hortolândia, que compõem a RPT (Região do Polo Têxtil), são os que mais realizam viagens pendulares, ou seja, a população sai da cidade onde reside para trabalhar em outro município. Segundo a pesquisa, esses deslocamentos são bastante comuns em toda a região porque a maior parte dos serviços estão em Campinas.

Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e uma parte de Campinas, são as áreas que mais utilizam transporte coletivo. Já as cidades de Arthur Nogueira, Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Nova Odessa e Indaiatuba, são as que menos utilizam.

Em 2018, a frota intermunicipal gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbano) na RMC era de 418 veículos. Em 2022, a frota terminou o ano com 323 veículos. Em 2018, foram transportados 40,5 milhões de passageiros na região e, em 2022 foram 31,1 milhões.

Para realizar o estudo, baseou-se na Pesquisa Origem Destino, realizada pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e dados do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) da RMC, elaborado pelo governo estadual. Foram considerados indicadores como renda, local de moradia, acesso a veículos individuais e uso de transporte coletivo. O trabalho teve a orientação do professor Pedro Perez Martinez. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *