Número de ‘gatos’ de energia flagrados em Sumaré cresce 51%

Dados da CPFL, responsável pela distribuição a rede elétrica da região, apontam 11,3 mil inspeções contra fraudes em 2022. Já no ano anterior, total chegou a 11.082.

O número de fraudes na rede de energia, conhecidas popularmente como “gatos”, cresceu 51,6% em Sumaré (SP) no ano passado, em relação a 2021. Os dados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

O levantamento foi informado nesta sexta-feira (3) pela companhia, que é a responsável pela distribuição de energia para a maioria das cidades da região. Ao todo, 10 municípios somam 11,6 mil flagrantes de fraudes.

Segundo o gerente de Recuperação de Energia da CPFL, Victor Rios da Silva, as inspeções da companhia ocorrem a partir de uma base de dados que indica endereços com suspeitas de gatos. A companhia também possui uma inteligência artificial para tornar as inspeções assertivas.

A CPFL argumenta que é preciso combater as fraudes porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) as utiliza para calcular a tarifa cobrada dos clientes. Ou seja, consumidores que não têm “gatos” na rede pagam a conta dos que usam a fraude, segundo a companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *